O Parque Ecológico da Moçota alcançou uma conquista significativa ao obter a autorização para a implantação de um meliponário, destinado ao manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ANSF). O documento foi emitido por meio do Sistema Integrado de Gestão de Fauna Silvestre (GEFAU), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.
Conteudo recomendado: Pinda promove matinê de carnaval inclusivo na Estação Cidadania, em Moreira César
Inicialmente, quatro espécies de ANSF foram autorizadas para integração no meliponário: Mirim-preguiça (Friesella schrottkyi), Lambe-olhos (Leurotrigona muelleri), Iraí (Nannotrigona testaceicornis) e Jataí-amarela (Tetragonisca angustula). Um espaço dedicado a essas espécies foi criado no parque, com a perspectiva de expansão ao longo do tempo. A autorização tem validade até janeiro de 2034.
O objetivo da criação é inserir as abelhas nos projetos de educação ambiental da Moçota e também para ajudar na polinização das flores do parque. Para agendar visitas e conhecer o meliponário, os interessados devem entrar em contato com o Parque Ecológico da Moçota por meio de suas redes sociais ou pelo WhatsApp, no número (12) 3652-9009.