O Auditório Claudio Santoro viveu um momento para ser lembrado pelas próximas gerações. Na noite de 5 de julho, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Marc Albrecht, emocionou um público em êxtase que aplaudiu de pé por quase dez minutos ao fim da Sinfonia Doméstica, de Richard Strauss. Foi o pontapé inicial da 55ª edição do maior festival de música clássica da América Latina, que neste ano se estende até 3 de agosto com 84 apresentações gratuitas.
“Quando a primeira nota soou, senti nossa cidade pulsar num compasso único. O Festival é mais que um concerto: é uma plataforma de oportunidades que gera cultura, turismo e renda, projetando Campos do Jordão para o mundo.” — Caê, Prefeito de Campos do Jordão
Impacto que já se sente na cidade
141 bolsistas (123 instrumentistas, 6 regentes, 6 pianistas e 6 violonistas) circulam pela cidade, gerando intercâmbio cultural e aquecendo a economia local.
Quatro palcos na serra, quatro na capital
* Auditório Claudio Santoro – concertos sextas a domingos.
* Parque Capivari – sábados, domingos e 09/07.
* Capela São Pedro Apóstolo / Palácio Boa Vista – sábados, domingos e 31/07.
* Espaço Cultural Dr. Além – de segunda a quinta, de volta após seis anos.
* Na capital paulista, o Festival ocupa a Sala São Paulo, a Sala do Coro, a nova Estação Motiva Cultural e o Instituto Mackenzie, reforçando o diálogo entre serra e metrópole.
Programação artística em destaque
05/07 | Osesp – Marc Albrecht | Strauss
10/07 | Coro Jovem de Campos do Jordão – Espaço Cultural Dr. Além | 18h30
11/07 | Coro da Osesp – Kaique Stumpf
19/07 | Orquestra Filarmônica de Goiás – Neil Thomson & Sonia Rubinsky
20/07 | Orquestra Sinfônica de Pernambuco – Nilson Galvão Jr.
26/07 | Orquestra Sinfônica do Paraná – Roberto Tibiriçá
01/08 | Orquestra Filarmônica Catarinense – Roberto Minczuk & Pablo Rossi
Música de câmara: Quarteto Ulysses (EUA), Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Zahir, entre outros.
Jornada Paulista de Dança: 10, 11 e 12/07 na Estação Motiva Cultural.
Prêmio PALMA: reconhecimento a jovens intérpretes de música antiga, em 20/07.
“Espinha dorsal” pedagógica
O Módulo Pedagógico oferece cerca de 1.200 horas-aula, incluindo prática orquestral, música de câmara, regência, piano, violão e música antiga. Os bolsistas integram ainda a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach e a Camerata do Festival, tocando lado a lado com 84 professores renomados do Brasil e do exterior.
Acessibilidade e inclusão
Todas as salas contam com lugares reservados e datas com audiodescrição e Libras, reforçando o compromisso de tornar a cultura verdadeiramente para todos.
Serviço
55º Festival de Inverno de Campos do Jordão
???? 05 de julho a 03 de agosto de 2025 – Entrada gratuita.
???? Reservas on-line abertas cinco dias antes de cada concerto (cota presencial disponível uma hora antes).
???? Auditório Claudio Santoro | Parque Capivari | Capela São Pedro Apóstolo | Espaço Cultural Dr. Além | Palcos em São Paulo.
? Programação completa no site oficial do Festival ou nas redes sociais da Prefeitura
Sobre o Governo de Campos do Jordão
O Governo de Campos do Jordão, sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), trabalha para construir Um Novo Tempo na cidade. Com foco na transparência, inovação e eficiência, a administração atual busca implementar políticas públicas que valorizem a cultura, o turismo, a infraestrutura e o bem-estar social, fortalecendo Campos do Jordão como referência no cenário regional e nacional. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo: www.camposdojordao.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3662-8100.