Balanço da Saída Temporária: 224 Detentos Foragidos no Vale do Paraíba

Notícia publicada em: 20 de março de 2024

Um balanço divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) revelou que 224 detentos do regime semiaberto não retornaram aos presídios do Vale do Paraíba após a primeira saída temporária do ano. A ‘saidinha’, que ocorreu após a aprovação de um projeto pelo Senado para abolir o benefício em feriados e datas comemorativas, é objeto de intenso debate.

Na região do Vale do Paraíba, dos 3.285 presos beneficiados, 224 não retornaram, representando 6,8% do total. Esse número mantém uma tendência observada nos últimos três anos, com taxas de não retorno variando entre 4% e 7,3%.

Além disso, durante a saída temporária, 29 detentos foram presos na região por violarem as regras do benefício, enquanto 469 infratores em ‘saidinhas’ foram detidos em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O debate sobre o fim da saída temporária continua, com um projeto aprovado pelo Senado em fevereiro, aguardando nova votação na Câmara dos Deputados. A medida, que já havia sido aprovada pela Câmara em 2022, agora aguarda uma nova votação devido às alterações feitas pelo Senado, antes de seguir para sanção ou veto do presidente Lula (PT).