XIII Festival da Mata Atlântica começa nesta quarta-feira (22)

Notícia publicada em: 22 de maio de 2024

O XIII Festival da Mata Atlântica de Ubatuba terá sua abertura oficial nesta quarta-feira, dia 22 de maio, às 19h, no Museu da Vida Marinha – Instituto Argonauta, localizado na avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu. A cerimônia de abertura incluirá rodas de conversa, um café de confraternização e uma apresentação cultural.

O evento, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da Mata Atlântica, seguirá com uma série de atividades até o dia 8 de junho. Entre as atividades programadas estão palestras, oficinas, exposições e visitas guiadas, todas voltadas para a sensibilização ambiental e o engajamento comunitário.

Jacareí prossegue com ações do Maio Amarelo e Virada da Mobilidade Urbana!

Simultaneamente, acontecerá a X Semana do Mar, organizada pelo Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta e Projeto Tamar, de 3 a 8 de junho. Esta semana tem como foco despertar a consciência sobre as condições críticas dos oceanos e destacar a responsabilidade individual nos impactos ambientais.

As atividades do Festival e da Semana do Mar coincidem com várias datas significativas para o meio ambiente: o Dia da Biodiversidade (22/05), o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06), o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06).

“Entre outras importâncias, eu destacaria a união e a mobilização da sociedade civil e das instituições ambientalistas no engajamento do cidadão na luta e na construção de políticas públicas que garantam a conservação da natureza, da cultura e das pessoas, e também reafirmar o compromisso com esta agenda”, comenta Silvia Chile, Presidente da Associação Amigos da Praia do Félix (AMPRAFÉ) e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A organização do festival conta com a participação do Aquário de Ubatuba, Associação Amigos da Praia do Félix (AMPRAFÉ), Associação Coaquira de Guias de Turismo Monitores e Condutores de Ubatuba, Fundação Pró-Tamar, Fundação Florestal, Instituto Argonauta, Monitoramento Mirim Costeiro, Tamoio de Ubatuba e Prefeitura de Ubatuba (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), além do apoio de diversas entidades da sociedade civil, ambientalistas e representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho do Meio Ambiente.

Gran Cup Brasil de Ciclismo agita Ubatuba neste domingo, 26