Vagas em TI cresceram 79,6% em 2023, segundo BNE

Notícia publicada em: 13 de dezembro de 2023

O número de vagas de Tecnologia da Informação (TI) cresceu 79,6% de janeiro a outubro de 2023 comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Banco Nacional de Empregos (BNE) e mostram ainda que as candidaturas em vagas no setor aumentaram mais de 60% no período na comparação com 2022, enquanto o número de currículos enviados pela plataforma apresentou aumento de 96%.

José Tortato, COO do BNE, explica que existe uma crescente demanda por profissionais de TI e que o mercado de trabalho tem se mostrado promissor para profissionais que possuem habilidades nessa área. “A transformação digital e a necessidade de adaptação das empresas têm impulsionado a busca por profissionais qualificados, resultando em um aumento significativo no número de vagas abertas. Existem mais vagas abertas do que profissionais qualificados”, afirma. A estimativa é de que o Brasil enfrentará um déficit de 53 mil profissionais de TI até 2025.

Ainda segundo o executivo, a pandemia da COVID-19 acelerou a digitalização das empresas, o que contribuiu para o aumento da demanda por profissionais de TI. “A procura por vagas na área tem sido muito alta nos últimos meses. Podemos observar que há um grande interesse tanto por parte das empresas quanto por parte dos profissionais que buscam oportunidades nesse setor”.

Tortato afirma que, diante desse cenário, é fundamental que os profissionais estejam preparados e atualizados com as tendências e tecnologias do mercado de TI. “Investir em capacitação e desenvolvimento de habilidades pode ser um diferencial na busca por oportunidades nesse setor em constante crescimento”, finaliza.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.