Sessão Solene marca as festividades do ‘Dia Municipal da Pessoa com Deficiência’

Notícia publicada em: 19 de dezembro de 2023

Homenagens emocionantes e histórias de superação demonstraram a força das PCDs da cidade

 

A última sessão solene de 2023 foi marcada pela emoção e pelas histórias de superação das pessoas com deficiência, de seus familiares e dos amigos. Assim foi a noite desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” quando, na oportunidade, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu a solenidade oficial de comemoração ao “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência”. O Ato solene foi realizado por meio da Lei Municipal nº 6.436/2021 e do Requerimento nº 4.973/2023 de autoria do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela.

Nesta noite festiva, o Poder Legislativo da cidade reconheceu e ofereceu Diplomas de Honra ao Mérito aos representantes da comunidade PCD do nosso município, que tem o nosso respeito, gratidão e reconhecimento por todo o trabalho e ações que buscam de uma sociedade moderna, participativa, justa e igualitária.

Estudantes criam ferramentas para auxiliar populações de florestas na produção e comercialização sustentável de alimentos

A cerimonia foi presidida pelo vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela e contou com a presença da vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e dos vereadores Norberto Moraes (Presidente da Câmara), Carlos Moura – Magrão, José Carlos Gomes – Cal e Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car. Na Mesa Diretora estavam presentes a Diretora da Pessoa com Deficiência de Pindamonhangaba, Letícia Aparecida de Souza Pedroso Bento e a Oradora Oficial da sessão, advogada Andréa Campos Sales Martins.

Oradora oficial: “hoje é dia de comemorar as nossas vitórias”

Após a saudação inicial do presidente da Mesa e da execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, a oradora oficial da sessão, Andréa Martins fez o seu pronunciamento.

Ela abriu seu discurso enfatizando que “fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas somos limitados, imperfeitos e deficientes”. Andréa salientou que “hoje é dia de comemorar as nossas vitórias. Estamos aqui pelo Dia Municipal da Pessoa com Deficiência mas sei que há muito trabalho a fazer”.

A oradora oficial elencou os dados mais importantes das PCDs de Pindamonhangaba: “no censo de 2021, temos uma população de 12.352 pessoas com deficiência, sendo 4.263 (deficiência visual); 3.999 (física), 1.992 (auditiva) e 1.919 (mental e intelectual)”. Para Andréa Martins, é necessário um aprimoramento dos trabalhos e ações para as PCDs. “É necessário o censo da pessoa com deficiência, mais interpretes de libras em todos os órgãos públicos, fones para pessoas com deficiência receber autodescrição e tecnologia assistida”, finalizou.

Homenagens

Logo após a oradora oficial, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu a entrega dos Diplomas de Honra ao Mérito às Pessoas com Deficiência que foram homenageadas pela Casa: Bruno Emanuel dos Santos, José Guilherme de Carvalho Tavares, Vinicius Gabriel Torino da Silva, Wellington Teixeira (Helinho), Carlos Fernando Reis da Silva (Frangão) e Maria Eduarda Fernandes da Silva (Duda).

Ao final das homenagens, o presidente da Mesa Diretora da sessão, vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela enalteceu a luta dos familiares e das PCDs na busca constante por melhorias para todos. “Agradeço a cada um de vocês que aqui compareceram nesta noite, pois a participação de todos é a força que temos para continuar nesta luta e na busca das melhorias necessárias para a tranquilidade e o bem-estar das PCDs de nossa cidade”, concluiu o vereador Herivelto Vela.

Divisão de Comunicação

Detran-SP convoca 400 aprovados em concurso público