São José dos Campos termina 2020 sem registro de latrocínios
Notícia publicada em: 26 de janeiro de 2021
São José dos Campos não teve nenhum latrocínio (roubo seguido de morte) em 2020. É a primeira vez que isto acontece desde 2002, considerando os dados desde o início da série histórica da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), em 2002.
Além do fato histórico, no ano passado a cidade registrou os menores índices de homicídios, roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos em comparação ao mesmo período dos últimos 19 anos.
As taxas de criminalidade de janeiro a dezembro de 2020 foram divulgadas nesta segunda-feira (25) pela SSP.
Os principais índices têm despencado progressivamente, principalmente na comparação com 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir as taxas de criminalidade.
Homicídios em queda
Em 2020, foram registrados 37 mortes, uma média de 3 por mês. Desde que o São José Unida foi implantado em 2017, as taxas de homicídios vêm sendo reduzidas ano a ano: foram 38 em 2019, 54 em 2018 e 56 em 2017.
Na comparação com 2016, o total de mortes foi reduzido a mais da metade – naquele ano, o número de homicídios chegou a 81 (queda de 54%).
Criminalidade despencando
As taxas de roubos, furtos, roubos de veículos e furtos de veículos também despencaram em 2020 e também são as menores dos últimos 19 anos.
Foram 1.809 roubos, índice 57% menor do que em 2016, quando foram 4.254. Deste total do ano passado, 9 casos envolveram cargas, número considerado baixo. Outro dado que chama atenção é que não houve assaltos a banco, a exemplo de 2019.
Os 4.025 furtos do ano passado representam queda de 37% em relação a 2016 –na ocasião, foram registrados 6.376.
Quanto aos roubos de veículos, a queda quanto a 2016 foi de 68% — 276 em 2020 contra 853 em 2016. Foram registrados 986 furtos de veículos, o que representa uma redução de 58% na comparação com 2016, quando foram registrados 2.366.
Alívio na pandemia
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Célio José da Silva, comemorou a redução dos índices de criminalidade, bom resultado que ele atribui à união das forças de segurança.
“O programa São José Unida tem garantido mais tranquilidade aos moradores de São José. No estresse causado pela pandemia da covid-19, a redução das taxas de criminalidade garante alívio à população. Traz esperança, a exemplo do que está acontecendo atualmente com a chegada da vacina”, disse o delegado.
“O objetivo das forças de segurança é servir e proteger a população. A redução progressiva dos índices de criminalidade é motivo de satisfação e prova de que nossa missão está sendo bem cumprida”, afirmou o coronel Dinael Carlos Martins, comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) e responsável pelo Policiamento Militar na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).
Investimentos e ações da Prefeitura na segurança
• Implantação de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras com inteligência por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wi-fi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada)
• Criação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança do município para prevenir e reduzir os índices de criminalidade
• Contratação de 100 novos guardas civis municipais, aumentando o efetivo para os atuais 336 integrantes
• Maior agilidade e melhores resultados no trabalho diário da Guarda Civil Municipal após a substituição de 100% da frota por carros elétricos. Também foram adquiridos drone, microcâmeras para uso nos uniformes, radiotransmissores digitais, tablets, novas e modernas armas, fardamentos e coletes à prova de bala
• Portais de segurança, que consistem em câmeras de monitoramento com tecnologia de fotossensores, que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade
• Modernização do sistema de iluminação pública, com implantação de lâmpadas de LED em todas as regiões da cidade
• Retomada da Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar
• Implantação da Patrulha da Lei Maria da Penha, garantindo mais segurança para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Por : Comunicação prefeitura de São José dos Campos