PREFEITURA FECHA ANO COM MAIS DE 750 PROJETOS DE OBRAS APROVADOS EM PLENA PANDEMIA DA COVID-19

Notícia publicada em: 10 de dezembro de 2020

Prefeitura fecha ano com mais de 750 projetos de obras aprovados em plena pandemia da Covid-19

O setor da construção civil continua sendo um que mais tem crescido durante a pandemia provocada pela Covid-19. A prova disso é em torno do número de projetos de dão entrada e são aprovados na Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba.

Para ser ter ideia, desde o dia 30 de novembro foram dadas 57 aprovações de projeto de obras novas, levando para cerca e 760 ao longo do ano, o que equivale a mais de 120 mil metros quadrados que equivalem, também, a reformas, regularização ou ampliação.

Esses dados são animadores, pois em janeiro, antes da pandemia chegar ao Brasil, foram aprovados 83 projetos novos. Em abril, logo após o fechamento quase que total, foram 33, mas em setembro esse número chegou a 103 aprovações, um volume considerado excelente. No mesmo mês do ano passado eram 93 autorizações.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o crescimento da construção civil significa geração de emprego.

“A construção de uma casa unifamiliar gera, pelo menos, 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas”, compara.

O arquiteto e urbanista Carlos Gonçalves de Alcântara, da Alcantara & Duarte Arquitetura disse que nesse período de pandemia a impressão é que houve aumento muito grande na procura de projetos e execução de obras. “Inclusive, estamos até com dificuldade com a compra de material no mercado como hidráulica, elétrica, cerâmica, cimento”, destaca

Ainda conforme ele, está faltando até mão de obra devido à procura de muitas pessoas que aproveitaram esse tempo para fazer reformas, ampliações. “Para a gente houve aumento de 30% a 40% de projetos e a boa notícia é que o urbanismo tem atendido muito bem, com resposta muito rápida e temos conseguido atender bem os nossos clientes”.

Lembrando que mesmo nas obras os operários e construtores devem cumprir as determinações de combate à Covid-19 com uso de máscaras, álcool gel e sem aglomerações.

Os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos, habite-se, deve entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h. Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

Para os projetos aprovados que se encontram na tributação aguardando retirada, as pessoas devem entrar em contato pelo email: tributacao.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou ligar no número (12) 3897-8197.

Por: Comunicação Prefeitura Municipal de Caraguatatuba