Prefeitura de São José dos Campos remove 15 toneladas de lixo de residências

Notícia publicada em: 18 de janeiro de 2021

A Prefeitura de São José dos Campos removeu nesta semana 15 toneladas de lixo, entulho e materiais inservíveis de duas residências nas zonas sul e norte da cidade em um mutirão intersecretarias que contou com a participação de 70 funcionários. No total, foram realizadas 19 viagens de caminhões para retirada dos materiais.

As limpezas foram concluídas nesta quinta-feira (14) e englobaram as secretarias de Proteção ao Cidadão; Manutenção da Cidade; Saúde e Mobilidade Urbana.

A força-tarefa envolveu equipes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil, Vigilância Sanitária, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e das regionais.

As operações nas residência dos munícipes com características de acumuladores de lixo foram executadas após conclusão das ações fiscais por parte do DFPM, que resultaram em notificações e multas devido à recusa dos proprietários em realizar as limpezas e remoções dos materiais.

Para evitar riscos à saúde dos vizinhos, já que as sujeiras existentes nas residências estavam atraindo animais peçonhentos e poderiam gerar doenças como dengue, a Prefeitura executou o trabalho que os proprietários se recusaram a fazer e cobrará posteriormente deles os custos, conforme previsto no artigo 15 da Lei Municipal 6354/2003.

Nos dois locais, foram encontrados pneus, roupas e móveis velhos, madeira, lixo doméstico, latas de alumínio e garrafas PET em grandes quantidades, entre outros materiais.

Aval da Justiça

Para a limpeza da casa na rua Crato, no Parque Industrial, na região sul, a Prefeitura recebeu autorização da Justiça para realização da limpeza e remoção do lixo, entulhos e materiais inservíveis.

Os serviços, que duraram três dias, foram acompanhados pelos moradores.

Residência interditada

A residência da rua João Batista de Oliveira, no Jardim Boa Vista, na zona norte, está interditada pela Defesa Civil desde o último dia 13 de dezembro por risco de desabamento.

No local, anteriormente animais abandonados já haviam sido recolhidos pelas equipes do CCZ.

Limpezas de casas

Rua Crato (zona sul)

Início: 12 de janeiro (terça-feira)

Término: 14 de janeiro (quinta-feira)

Total de lixo removido: 9,2 toneladas

Viagens de caminhões: 13

Funcionários: 46

Rua João Vilaça de Oliveira (zona norte)

Início: 13 de janeiro (quarta-feira)

Término: 14 de janeiro (quinta-feira)

Total de lixo removido: 5,8 toneladas

Viagens de caminhões: 6

Funcionários: 24