Prefeitura de Caraguatatuba prepara operação especial de limpeza urbana na temporada de Verão

Notícia publicada em: 18 de dezembro de 2023

Para garantir que a cidade esteja limpa durante a temporada de verão 2023/2024, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, preparou operações especiais de coleta de lixo e de limpeza de praias.

Prefeitura de Caraguatatuba investe R$ 1,2 milhão com Operação Verão e recepciona policiais militares

Mais de 200 funcionários atuarão no trabalho manual e mecânico de recolha dos resíduos descartados em toda a orla marítima e demais pontos de grande movimentação de pessoas, durante toda a temporada, em especial após as festas de Réveillon.

A coleta de lixo também ganha reforço com mais caminhões e funcionários. Além disso, com a iniciativa, a Prefeitura também intensifica outros serviços zeladoria por toda a cidade, incluindo a limpeza de áreas públicas como praças e calçadas, com a força-tarefa de mais de 100 trabalhadores.

Coleta de lixo

A coleta de lixo durante a temporada 2023/2024 será feita em esquemas especiais.

Durante o período diurno, serão 12 caminhões coletores, um caminhão Poli e um veículo utilitário (Saveiro). No período noturno, serão oito caminhões coletores e um caminhão Poli. Haverá dois caminhões reserva em caso de haver necessidade de reforço na operação.

Haverá coleta diária será na região central e orla completa nos períodos diurno e noturno.

Nas segundas, quartas e sextas a coleta será em toda a região Sul, nos períodos diurno e noturno. E nas terças, quintas e sábados a coleta será em toda a região Norte, nos períodos diurno e noturno.

Operação Verão Limpeza de Praias

A limpeza das praias já está intensificada e segue o seguinte cronograma:

– Praias que abrangem do Camaroeiro (centro) até a região Sul, recebem equipes três vezes por semana em dias normais, quatro vezes por semana em dias de ressacas e intempéries climáticas.

– Prainha e Martim de Sá recebem equipes diariamente.

– Praia Brava recebe equipe uma vez por semana.

– Capricórnio até a Lagoa Azul, Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga recebem equipes duas vezes por semana em dias normais e três vezes por semana em dias de ressacas e intempéries climáticas.

Coleta Seletiva e Ecopontos:

Em relação aos Ecopontos e Coleta Seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca informa que os serviços não funcionarão nos dias 25/12 e dia 01/01. Após as datas comemorativas, ambos voltarão a atender normalmente.

A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/

Endereços e horário de funcionamento habitual dos Ecopontos:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.