- Vale em Ação
  • 26 de junho de 2022 12:00
Prefeitura Pinda
Prefeitura Pinda

Pinda sedia fase final do JOMI e tem expectativa de aquecimento do comércio e turismo

Pindamonhangaba vai sediar a fase final dos JOMI (Jogos da Melhor Idade) entre os dias 8 e 13 de julho. A cidade foi escolhida pelo Governo do Estado de São Paulo devido a sua infraestrutura esportiva e capacidade de organização de eventos de grande porte.
As competições serão disputadas em cerca de 10 locais – entre centros esportivos, ginásios, piscinas e outros equipamentos esportivos. Serão 14 modalidades masculinas e femininas para atletas com 60 anos ou mais.


Ao todo, o município vai receber mais de 2.500 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes de 178 cidades do interior do Estado de São Paulo.
Embora os jogos comecem dia 8 de julho, parte das comissões já deve chegar alguns dias antes. “Cada cidade tem sua própria organização, de acordo com o calendário dos jogos e logística. Alguns devem chegar dia 4, dia 5, enquanto outros chegam apenas na véspera da abertura. Da mesma forma, eles vão deixando a cidade conforme as competições acabam, sendo que alguns devem sair apenas dia 14 de julho”, explicou o diretor de Esportes, Macedo Guidice.

Prefeitura anuncia investimento de R$ 2,3 milhões para construção de ginásio esportivo no Maricá e praça no Araretama

O Secretário de Esportes, Everton Chinaqui, disse que algumas delegações ficarão em escolas municipais, estaduais e até particulares, enquanto outras cidades e equipes da organização do Estado optam por hotéis e pousadas. “Teremos um grande apoio de várias secretarias da Administração Municipal para organização de logística e infraestrutura para sediarmos os jogos, que vão ajudar a movimentar o comércio e turismo da cidade”.
Além do aspecto esportivo, a realização dos jogos vai contribuir significativamente para aquecimento do setor de comércio e turismo na cidade.
O prefeito Isael Domingues destacou os benefícios econômicos para o município. “São pessoas que virão para a cidade e poderão, no tempo livre, conhecer as nossas riquezas naturais, nossos prédios históricos, nossa cultura e tudo que oferecemos no setor turístico, bem como ajudar a fomentar o comércio em geral, rede de supermercados e até serviços. Enxergo os JOMI não apenas como uma oportunidade de desenvolvimento esportivo e social, mas também como uma possiblidade de fomento ao turismo e ao comércio. Lembrando que o período em que estarão aqui é o mesmo das nossas atividades de aniversário da cidade, aumentando ainda mais os benefícios de recebermos as delegações”.
O prefeito ainda citou o efeito pós evento. “Essas pessoas, mais de 2.500, muitas levarão para seus parentes e amigos próximos o que perceberam da cidade. Essa percepção dos atletas e dirigentes, em suas conversas, vão ajudar na propagação de nossa história e nosso setor de turismo – gerando nossas possibilidades para crescimento no setor”, finalizou Dr. Isael.
Os JOMI são realizados pela parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado e a Prefeitura de Pindamonhangaba, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.

Iniciar conversa
Estamos online