Pindamonhangaba recebe “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”

Notícia publicada em: 14 de maio de 2024

Pindamonhangaba recebe “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”

De 14 a 17 de maio, Pindamonhangaba, será palco da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, uma iniciativa da Força Meninas que traz uma carreta itinerante com estações interativas, peças de teatro temáticas e palestras gratuitas para crianças e adolescentes. Focada em estimular o interesse de meninas nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a expedição oferece inscrições gratuitas para jovens de 10 a 15 anos.

Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro” edição 2024 – Montenegro–RS | Crédito: Daniel Henrique Silva Dias

No evento, os participantes terão a oportunidade de assistir ao espetáculo “Uma Janela Para O Mundo” e explorar cinco estações interativas que promovem experiências com inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, destacando a importância das habilidades sócio-emocionais para os profissionais do futuro.

A expedição já passou por várias cidades do Rio Grande do Sul e agora segue para o Vale do Paraíba, promovida pelo Ministério da Cultura com patrocínio de John Deere, ArcelorMittal e Novelis. A peça teatral conta a história de duas meninas de épocas diferentes que criam uma máquina do tempo, homenageando cientistas como Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Além do teatro, as crianças poderão visitar estações temáticas que abordam desde a visualização do universo em alta definição até a criação de infográficos sobre desigualdades sociais. Ao final da visita, cada participante receberá um livreto sobre mulheres destacadas em STEM, escrito por Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

A expedição visa inspirar jovens a se interessarem por carreiras de futuro e promover a igualdade de gênero nas áreas científicas e tecnológicas, através de uma abordagem educativa e interativa