O romantismo está no ar - Turismo Vale em Ação
  • 26 de junho de 2022 11:03
Prefeitura Pinda
Prefeitura Pinda

Santo Antônio do Pinhal é considerada um dos principais destinos românticos da Serra da Mantiqueira. Além dos cenários paradisíacos, a cidade conta com vários passeios românticos que atraem casais em busca de tranquilidade e momentos a dois.


Uma antiga estação ferroviária permite, um romântico passeio sobre os trilhos contemplando a Serra da Mantiqueira até a vizinha Campos de Jordão. Também é possível conhecer um parque com diversos jardins temáticos e instagramável, o Ecco Parque.
A cidade tem seu nome devido a capela de Santo Antônio de Pádua , santo casamenteiro, a igreja foi construída em 1818 e a visita precisa estar no roteiro.

Gastronomia

Truta da Serra (Purê de Mandioquinha e Pinhão). Foto restaurante Arco Íris
Impossível passar por Santo Antônio do Pinhal sem se apaixonar pela gastronomia. A região central é repleta de restaurantes, mais de 60, que oferecem desde a boa e saborosa comida caseira à alta gastronomia. Além de diversos empórios com produtos artesanais, cervejarias artesanais como a Araukarien que oferece um tour guiado pela fábrica, com degustação.
Quem aprecia truta, tem um restaurante especializado , o Arco Íris, e a dica é a Truta da Serra (Purê de Mandioquinha e Pinhão) ou a com amêndoas. Outro restaurante que vale a pena a visita é o Donna Pinha que sempre traz novidades com chefs renomados. E para quem viaja com crianças , o restaurante Recanto do Pico tem uma ampla área de lazer com parque e pedalinhos.
Na hora da sobremesa, além dos doces artesanais da região , não deixe de visitar a fábrica da sorveteria artesanal EISLAND, os gelatos são feitos com leite do gado Jersey da própria fazenda. Um dos sorvetes que você não pode sair sem experimentar é o de torta de laranja.

Turismo Rural na Fazenda do Campo Alto

Fazenda do Campo Alto recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite Foto: Bia Pereira/divulgação.
A Serra da Mantiqueira é o segundo maior polo produtor de azeitonas do país. Em Santo Antonio do Pinhal, a Fazenda do Campo Alto, produtora do Azeite Sabiá, recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite, desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas, até o processo de extração do azeite. Além disso, oferece uma degustação com diversos tipos do produto, apresentando os sabores e aromas.

 

Artistas renomados
A cidade conta também, com diversos artistas locais. O ateliê Morito Ebine, foi escolhido como um dos 25 estúdios de arte mais importantes do mundo pela revista inglesa Monocle. Seu trabalho é respeitado tanto entre designers quanto por artistas. Ele é um dos poucos que utiliza em seus móveis de design o método do encaixe, sem nenhum parafuso. A cidade também conta com outros ateliers, como o de Eduardo Miguel, na Casa da Mata, que apresenta móveis , luminárias , obras de arte e decorações em madeiras reaproveitadas; e o Atelier André Marx cujo os móveis são feitos em madeira amazônica de manejo florestal ou demolição. Para quem gosta de criar sua própria arte, tem o ateliê de pintura em Cerâmica Cris Quintanilha, onde é possível pintar sua própria peça e conhecer todo o processo de queima.
O point das compras fica na região central do município. A Adega Pinhal e o Armazém Di Vino contam com várias opções de presentes para levar para quem não pode visitar a cidade. E por ser uma região com um clima mais frio, vale visitar as malharias, entre elas, a loja de fábrica da Malharia Alves, uma das mais antigas da cidade.

Serviço:
Para saber sobre a cidade:
https://www.instagram.com/acasap.santoantonio/

Iniciar conversa
Estamos online