Saúde - Vale em Ação
  • 25 de janeiro de 2022 02:49
Actions
Artes-gráficas-banner-topo
Anuncie-aqui-vale-em-ação

Saúde envia mais de 14 toneladas de medicamentos e insumos à Bahia e Minas Gerais

OMinistério da Saúde acompanha de perto e segue prestando toda a assistência necessária à população afetada pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Desde que municípios dos dois estados decretaram situação de emergência, a Pasta, em uma ação conjunta do Governo Federal, destinou mais de 14 toneladas de medicamentos e insumos para dar suporte aos locais atingidos.

Para a Bahia, onde 171 municípios tiveram urgência reconhecida, o Governo enviou R$ 19,8 milhões. Além disso, o estado recebeu 33 técnicos, entre funcionários da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) que foram prestar apoio.

Saúde: sistemas de dados serão normalizados até sexta

Para proteger a população de doenças que podem surgir com a lama das enchentes, o Ministério da Saúde destinou ao estado nordestino mais de 40 mil doses de vacinas contra a hepatite A, 100 contra a hepatite B e 10 mil doses de antirrábica humana. Também foram enviadas 137,5 mil doses de imunizantes contra a influenza.

No Sudeste, Minas Gerais conta, até o momento, com um repasse de R$ 5,6 milhões. Para os 122 municípios onde foi reconhecido o estado de emergência, o Ministério disponibilizou 80 mil doses de vacinas contra a hepatite A. Os casos de leptospirose e acidentes com animais peçonhentos também são acompanhados de perto para que seja oferecido o tratamento adequado nos hospitais.

A operação do Governo Federal une forças dos ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania e da Saúde, além dos governos estadual e municipais. O Ministério da Saúde monitora a situação de todos os locais afetados em uma sala de situação para inundações, que funciona desde o início das chuvas, em dezembro. A base de apoio foi instalada em Ilhéus, no sul da Bahia.

 

Iniciar conversa
Estamos online