GCM tem curso de Libras para garantir inclusão e interação
Notícia publicada em: 4 de dezembro de 2020
Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão
Acrescentar a arte nas estratégias de segurança e proteção do munícipe é possível. A parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a GCM (Guarda Civil Municipal), da Secretaria de Proteção ao Cidadão, resultou na capacitação de agentes ainda mais capazes de abordagens diferenciadas e humanizadas, proporcionando o bem-estar da população.
Após dois meses no workshop com o tema “Sensibilização para a cultura surda”, os guardas encerram, nesta sexta-feira (4), o ciclo de aprendizagem de diversas técnicas para a utilização dos sinais de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Com jogos teatrais, trazendo para dentro da sala de aula situações reais vivenciadas nas ruas, alguns guardas viraram até artistas.
João Batista de Carvalho, Edneide Gonçalves da Silva Santos e Ana Cláudia da Silva são os mais novos atores de uma fotonovela, fruto da metodologia usada no workshop e que servirá de cartilha para relembrar as técnicas aprendidas.
Evolução
“Este curso foi muito importante para podermos nos comunicar melhor com as pessoas que possuem deficiência auditiva. Vai ajudar muito no nosso trabalho”, disse Carvalho.
“É gratificante poder aprender Libras para interagir com o público que utiliza estes sinais para se comunicar. Com isto, vamos garantir inclusão, dignidade e respeito para estas pessoas”, afirmou Edneide.
Ensino e interação
A GCM possui uma inspetoria regional de ensino que ministra palestras, cursos e workshops para munícipes e para alunos de escolas públicas, principalmente as municipais.
Os guardas mantêm atualmente dois programas junto a estudantes.
O Anjos da Guarda promove, através de palestras, teatro de fantoches e brincadeiras, o diálogo no ambiente escolar sobre valores, solidariedade, respeito mútuo, regimento escolar, coletividade, cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente, bullying e redes sociais, entre outros temas de interesse dos alunos.
Desde 2017, já foram beneficiados mais de 23 mil alunos da rede municipal de ensino.
Outro programa considerado referência é o Caminhos do Esporte, desenvolvido na Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares, na zona sudeste, junto aos alunos do 5º e do 6º anos do colégio municipal.
Desde 2017, quando foi instituído pela atual Administração, já foram descobertos 6 talentos que representam a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais.
Os dois programas estão suspensos temporariamente devido à covid-19 e serão retomados com a volta das aulas nas escolas.
Colaborou a jornalista Bianca de Aquino