A GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté realiza, nesta sexta-feira (14), a eleição interna para a escolha do novo comandante e subcomandante da corporação. O pleito ocorre entre os próprios membros da GCM e tem como objetivo definir os três candidatos mais votados, que serão apresentados ao prefeito para a escolha e nomeação aos cargos.
Podem concorrer à eleição exclusivamente os GCMs de 1ª Classe, por já possuírem os requisitos necessários para assumir postos de comando. Atualmente, a corporação conta com cerca de 230 agentes, sendo 25 aptos a concorrer. Seis guardas municipais oficializaram suas candidaturas para esta eleição, conforme a Portaria nº 33, publicada no Diário Oficial em 7 de fevereiro.
Durante a última semana, os candidatos puderam dialogar com os membros da corporação em busca de apoio e votos. A votação ocorre na Secretaria de Segurança Pública, localizada na região central da cidade, onde está a urna para o depósito das cédulas. O voto é secreto e não obrigatório.
Os três candidatos mais votados serão apresentados ao prefeito, que definirá os novos ocupantes dos cargos de comando e subcomando. A nomeação oficial será publicada no Diário Oficial Eletrônico do município.





