Garantia de Abastecimento de Arroz no Brasil Apesar das Enchentes

Notícia publicada em: 10 de maio de 2024

Apesar das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional de arroz, produtores e supermercados garantem que o abastecimento do grão no Brasil está assegurado.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) confirmam a disponibilidade do produto.

Festival Saberes e Sabores Caiçaras Uma Celebração de Cultura e Gastronomia”

Para evitar a especulação e o aumento da procura pelo arroz, o governo federal autorizou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas do grão. A medida, publicada no Diário Oficial da União, visa recompor os estoques públicos e garantir o abastecimento, principalmente para pequenos varejistas das regiões metropolitanas.

A expectativa é que, inicialmente, sejam importadas 200 mil toneladas de arroz dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e possivelmente da Bolívia.

A Federarroz informa que 83% da área prevista para a safra já foi colhida, apresentando boa qualidade e produtividade. Alexandre Velho, presidente da entidade, afirma que o volume de arroz disponível é suficiente, mesmo considerando as dificuldades na colheita do saldo restante.

A ABRAS, por sua vez, informa que o abastecimento no varejo está normalizado, com diversas marcas, preços e promoções disponíveis tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce. A entidade recomenda que os consumidores não façam estoques em casa, garantindo assim o acesso contínuo ao produto para todos.

Anvisa Interrompe Venda de Detergente Ypê Devido a Risco de Contaminação