Estudantes lançam mais de 6 mil bolas de semente para reflorestar área degradada em São Sebastião

Notícia publicada em: 11 de dezembro de 2023

Cerca de 230 estudantes da rede municipal de ensino lançaram mais de 6 mil bolas de semente nativas em uma área degradada no bairro Varadouro como parte da celebração final do projeto RegenerAção. O evento ocorreu na sexta-feira (8) no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo ‘Gringão’ e foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), juntamente com a empresa Astera.

EDP inaugura complexo solar de geração distribuída em Tremembé

Durante a celebração, os estudantes foram destacados por seus notáveis esforços ao longo do ano durante as capacitações e encontros. O objetivo dessas atividades foi transformá-los em agentes semeadores, promovendo, assim, o estímulo à liderança estudantil, em consonância com o projeto Jovens em Ação.

Em seguida, os alunos foram até o local designado pela SEMAM para realizar o lançamento das bolas de semente, o plantio de mudas e a implantação da placa que simboliza a ação.

A aluna Maria Eduarda Rodrigues, 12 anos, da Escola Municipal Profª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, falou sobre a experiência de participar do projeto. “O RegenerAção nos ensinou que com simples atos podemos cuidar da nossa natureza. Foi um projeto muito importante para todos nós e com ele ficamos mais pertos da natureza e mais perto de restaurar aquilo que a chuva devastou”.

A idealizadora do projeto e responsável pela empresa Astera, Paula Mazzola, aproveitou a oportunidade para agradecer aos que participaram do RegenerAção. “A todas as pessoas que fizeram parte do nosso projeto RegenerAção, eu queria semear um lindo e florido jardim. Esse é meu desejo para todos nós no dia de hoje e agradecendo por tudo o que a gente passou esse ano construindo juntos essa sementinha que hoje a gente vai estar semeando”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, o projeto é muito positivo para alcançar os estudantes. “Por meio da educação, a gente espera chegar a todos para que eles tenham essa noção da importância do meio ambiente. Esse plantio que fazemos é mais uma ação que a gente utiliza para preservação, conservação e valorização ambiental no nosso município.”

Segundo a Marta Braz, secretária da Educação, o projeto trouxe um importante desenvolvimento para os estudantes sobre educação ambiental. “Houve um trabalho, um processo, uma trajetória para que esses alunos estivessem aqui hoje entendendo a importância dessa celebração. Que não se trata apenas de lançar bolinhas no meio ambiente, e sim de um ato muito maior de conscientização e cuidado com a natureza.”

Veja mais: Divisão Socioambiental da Prefeitura de São Sebastião realiza ação de ‘Porta a Porta’ para melhoria de córrego na Topolândia