Nesta terça-feira, 17 de setembro, o Brasil poderá acompanhar um fascinante eclipse parcial da Lua. O evento astronômico começará com a fase penumbral às 21h41 e o eclipse parcial terá início às 23h12, alcançando seu ápice às 23h44.
O fim do eclipse parcial está previsto para 0h15 do dia seguinte, com a fase penumbral se encerrando às 1h47.
O Observatório Nacional realizará a transmissão ao vivo do fenômeno em seu canal oficial no YouTube, começando às 21h30. A astrônoma Josina Nascimento esclarece que, ao contrário dos eclipses solares, observar o eclipse lunar não apresenta riscos para os olhos, sendo visível a olho nu sem necessidade de equipamentos especiais.
Caso o céu esteja nublado ou prejudicado por fumaça de queimadas, a transmissão online é uma alternativa viável para não perder o evento. Josina explica que o eclipse parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra, enquanto a penumbra, uma sombra mais clara, pode causar uma percepção menor das mudanças.
O fenômeno será visível em todo o território brasileiro, mas a cobertura da umbra será pequena, com apenas 3,5% da Lua apresentando escurecimento no máximo do eclipse. O próximo eclipse solar está previsto para o dia 2 de outubro.
Homem é preso pela Dise com drogas, armas e cigarros contrabandeados em Jacareí