A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou as inscrições para o programa Composta Pinda 2024, que oferece suporte completo para a prática de compostagem doméstica. O projeto, que em 2023 contou com a participação de 50 famílias, visa incentivar a gestão sustentável dos resíduos orgânicos e diminuir o volume de lixo enviado aos aterros sanitários.
Atualmente, cerca de 50% do lixo produzido no município é composto por resíduos orgânicos, que podem ser transformados em adubo de alta qualidade através da compostagem. O programa se mostra uma alternativa eficiente para quem deseja contribuir com o meio ambiente e ainda ter benefícios em casa, como destacou Maria Eliana Correa Leite da Silva, que participou da edição anterior. “Foi uma experiência incrível, pois, além de reduzir a quantidade de lixo, agora temos adubo para nossas plantas crescerem mais fortes”, relatou Eliana.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro e podem ser feitas online através do link oficial da Prefeitura (https://pindamonhangaba.sp.gov.br/composta-pinda). Além do formulário de inscrição, estão disponíveis todas as informações necessárias para aqueles que desejam aderir à prática sustentável.
O sistema de compostagem é prático e pode ser implementado em casas ou apartamentos, sendo ideal para quem possui hortas ou jardins. Com a ajuda de microorganismos, restos de alimentos são transformados em fertilizante, estimulando uma agricultura mais sustentável e acessível.
Empoderamento em ação: Pinda oferece oficina de defesa pessoal gratuita para mulheres