Grupo Pandora de Teatro abre inscrições para a Oficina de Teatro: Poéticas do absurdo latino-americanas

Notícia publicada em: 2 de março de 2022

Com duração de quatro meses, a oficina será realizada na Ocupação Artística Canhoba, em Perus, e as pessoas que participarem receberão uma ajuda de custo durante toda a formação.

Grupo Pandora de Teatro promove oficina gratuita sobre o Teatro do Absurdo na América Latina

Até o dia 07 de março de 2022 (segunda-feira), é possível se inscrever para a “Oficina de Teatro: Poéticas do absurdo latino-americanas”, que será realizada pelo Grupo Pandora de Teatro, que há 18 anos realiza um trabalho de pesquisa e criação teatral no bairro de Perus, Zona Noroeste de São Paulo.

Destinada a integrantes de coletivos artísticos, estudantes, pesquisadores e interessados no fazer teatral acima de 14 anos, a oficina propõe refletir sobre como o Teatro do Absurdo se ressignificou na América Latina em conjunção com a realidade sócio-política e a repressão ditatorial, envolvendo em sua realização estudos teóricos e experimentações cênicas.

Com duração de 04 (quatro) meses, a formação conta com a realização de 20 (vinte) encontros presenciais, de 04 horas de duração cada, somando uma carga horária total de 80 horas.

Shell e Gerdau anunciam criação de joint-venture para construção de um novo parque solar

Todos os encontros serão desenvolvidos na atual sede do Grupo Pandora de Teatro, a Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora, que fica na Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus, Zona Noroeste de São Paulo – SP e os participantes receberão ajuda de custo durante toda a realização da oficina.

As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições serão realizadas por meio de formulário virtual e carta de interesse.

Os encontros formativos acontecerão de 17 de março a 14 de julho de 2022, semanalmente às quintas-feiras, das 14h00 às 18h00. E sempre no último sábado de cada mês, haverá um encontro voltado à difusão e intercâmbio artístico, tendo em vista a análise, discussão e compreensão estética dos trabalhos apresentados. Apresentações confirmadas do Grupo Pandora de Teatro e dos coletivos convidados A Digna Cia e Coletivo Labirinto.

Abrangendo criações teatrais do Brasil, Argentina, Chile, Cuba e Colômbia, e tendo o viés político como grande impulsionador diante dos desastres, restrições de liberdade, preconceitos, violências contra minorias e ditaduras, os participantes da oficina poderão investigar diversas formas de se pensar a convenção do absurdo, a partir do olhar de dramaturgos e dramaturgas latino-americanas.

Tendo como base de estudo obras de Griselda Gambaro, Jorge Díaz, Santiago García, Virgílio Piñera e Grace Passô, a oficina propõe investigar a reinvenção do teatro do absurdo na América Latina a partir de textos teóricos que analisam o contexto histórico, social e político de dramaturgias criadas durante repressões ditatoriais e fortes crises econômicas, evidenciando o contexto e pluralidade de cada autor e autora.

Ao longo da oficina será estimulada a experimentação cênica, utilizando as dramaturgias como instrumento de investigação e criação coletiva. O Grupo Pandora de Teatro compartilhará seus treinamentos e as pesquisas desenvolvidas por seus integrantes, visando estimular a criatividade dos participantes e a prática do fazer teatral. Os encontros serão ministrados pelos integrantes do grupo Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Thalita Duarte e Wellington Candido.

Fundado em julho de 2004 a partir do Projeto Teatro Vocacional da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o Grupo Pandora de Teatro desenvolve trabalho contínuo de pesquisa e criação em Perus, fortalecendo parcerias com polos culturais e artistas da região. Desde Fevereiro de 2016, o grupo ocupa um espaço ocioso que estava abandonado e que nunca havia cumprido função social. Propondo, ao longo de 06 anos de ocupação, a revitalização e ressignificação do mesmo, o grupo é responsável pela gestão da Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora.

A ação faz parte do projeto “A Poética do Absurdo – Reinvenções na América Latina” realizado com apoio da 33ª edição do Programa de ação cultural – ProAC Expresso 2021 – Ações locais / favelas e periferias produção / difusão / capacitação / eventos / manutenção de corpos artísticos (presencial e/ou on-line)

Mais informações: www.facebook.com/grupopandora.deteatro e @grupo_pandora_de_teatro

SERVIÇO

Oficina de Teatro: Poéticas do absurdo latino-americanas

Presencial

Inscrições: Até 07 de março de 2022

Quantidade de vagas: 20 vagas / Atividade gratuita

Inscrições: por meio de formulário virtual e carta de interesse

Link para inscrição: https://forms.gle/suhaZtKNaHsj4xuN7

Duração: De 17 de março a 14 de julho de 2022 / Quintas-feiras das 14h às 18h (semanalmente) + 04 encontros mensais de fruição artística, sempre no último sábado de cada mês.

Público-alvo: Integrantes de coletivos artísticos, estudantes, pesquisadores e interessados no fazer teatral acima de 14 anos. Os participantes receberão ajuda de custo (R$100,00 mensais)  durante toda a realização da oficina.

Onde: Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora – Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus, Zona Noroeste de São Paulo – SP