Caraguatatuba Intensifica Vacinação Contra Dengue em Jovens de 10 a 14 Anos

Notícia publicada em: 22 de maio de 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba continua sua campanha de vacinação contra a dengue, focando nos jovens de 10 a 14 anos. Até agora, foram aplicadas 598 doses, correspondendo a 7% do público alvo de 8.535 pessoas.

Apesar de já terem sido recebidas 2.321 doses da vacina, a cobertura vacinal está em torno de 25%. A Secretaria de Saúde destaca a necessidade de aumentar a adesão à vacinação e reforça a importância de pais e responsáveis agendarem as doses através do aplicativo 156.

XIII Festival da Mata Atlântica começa nesta quarta-feira (22)

Para agendar, basta acessar a seção ‘vacinação contra dengue’. O sistema notificará o paciente sobre a data do agendamento via e-mail e push no aplicativo.

A vacina é administrada em duas doses com intervalo de três meses, visando diminuir hospitalizações e mortes causadas pela doença. Crianças ou adolescentes diagnosticados com dengue devem esperar seis meses antes de iniciar a vacinação. Caso a infecção ocorra após a primeira dose, a segunda deve ser administrada respeitando um intervalo de 30 dias após a infecção.

A vacinação não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática, ou com função imunológica comprometida, bem como para pessoas com hipersensibilidade às substâncias da vacina e mulheres grávidas ou amamentando.

A imunização acontece em todas as unidades de saúde, exceto na Tabatinga, mediante agendamento prévio pelo Canal 156. Os pais ou responsáveis devem apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Arena Cross em Caraguatatuba promete movimentar R$ 3 milhões na economia local