Caçapava se Prepara para Tradicional Celebração de Corpus Christi

Notícia publicada em: 28 de maio de 2024

Caçapava, SP – A cidade de Caçapava está em contagem regressiva para a tradicional celebração de Corpus Christi, marcada para esta quinta-feira, 30 de maio. Este ano, aproximadamente 1.500 voluntários estão envolvidos na confecção dos famosos tapetes de areia colorida que adornarão as ruas para a procissão. Serão utilizadas cerca de 80 toneladas de areia para criar os belos enfeites.

As ruas por onde a procissão passará serão interditadas a partir das 19h desta quarta-feira, 29 de maio. Os trabalhos de confecção dos tapetes terão início por volta das 20h, com a interdição das vias se estendendo até às 23h do dia 30 de maio.

Prefeitura de Taubaté e Sesc Promovem Dia do Desafio nesta Quarta

Os motoristas estão sendo orientados a retirar seus veículos dessas ruas durante este período para permitir que os voluntários possam trabalhar sem interrupções (VEJA AQUI AS RUAS QUE SERÃO INTERDITADAS).

A celebração é organizada pela Forania de Caçapava, que abrange seis paróquias do município, com apoio da Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

A programação religiosa começa às 16h com uma missa solene no Campo do Padre, localizado na Vila Pantaleão. Em seguida, a procissão percorrerá aproximadamente 3 km de ruas enfeitadas, fazendo uma parada em frente à Igreja Matriz para a bênção do Santíssimo Sacramento. A procissão seguirá até o Santuário de Santo Antônio de Pádua, onde ocorrerá a bênção de encerramento da celebração.

Sobre o Corpus Christi em Caçapava

Neste ano, a celebração de Corpus Christi em Caçapava voltou a fazer parte do calendário de eventos do Ministério do Turismo. A tradição de decorar as ruas para a procissão em Caçapava tem mais de 60 anos. Segundo o diácono Adonis de Souza Pinto, a prática começou em 1963, quando as famílias que moravam próximas às ruas por onde a procissão passava começaram a enfeitar a frente de suas casas.

Feriado prolongado em Pinda: confira funcionamento de serviços públicos